quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[MoP] Guia da Fazenda ~ plantando, regando e colhendo… e fazendo um bom dinheirinho! ;)

A expansão Mists of Pandaria trouxe uma nova funcionalidade ao jogo que é quase como uma profissão secundária, a de cuidar de uma fazenda. Lembra do famigerado Colheita Feliz? Pois é, chegou a hora do seu personagem no World of Warcraft cuidar de sua própria fazenda.

A Fazenda
O Vale dos Quatro Ventos será a sede de sua fazenda, que ficará em uma phase exclusiva para o seu personagem, ou seja, apenas você vê e interage com ela. Para aprimorar a sua fazenda você terá que se tornar amigo de uma nova facção: os Lavradores.
Aqui também entra uma nova funcionalidade da expansão, a Reputação Individual. Você poderá se tornar um amigo bem próximo de alguns personagens do jogo, nesse caso são 10. É como se fosse uma facção, mas de uma pessoa só. Para se tornar cada vez mais amigo do personagem, basta fazer missões exclusivas dele e dar presentes. Falaremos disso mais tarde.



Como era de se esperar, com a fazenda você conseguirá frutas e verduras, que são usadas em várias receitas de culinária de alto nível. Um fato interessante é que essas mesmas frutas e verduras só podem ser obtidas através da fazenda ou através de uma chance de saque muito baixa de alguns monstros.
Além de verduras e frutas você também poderá conseguir com sua fazenda outros materiais usados em outras profissões, plantando sementes especiais:

[Semente Enigma] Pode nascer qualquer erva da expansão
[Semente de Bulbo do Mago] Pode nascer qualquer material de Encantamento
[Semente de Raiz-de-cobra] Pode nascer qualquer minério da expansão

Sua Fazenda se chama Fazenda Sol Cantante e fica bem ao lado da principal cidade da zona, a Vila de Meia Colina. O Fazendeiro Yoon é quem mais te ajudará com sua fazenda, fazendo instalações e te ensinando a como cuidar e plantar suas próprias sementes.

Começando
Se você upou pelo Vale dos Quatro Ventos, com certeza já deve ter realizado as missões para abertura de sua fazenda. Aliás pode ser até que já saiba o básico para cuidar de sua fazenda. Mas vale uma revisão:

- O primeiro passo é comprar sementes. Você compra sementes do Mercador Moncampo no Mercado da Meia Colina. Você usará uma semente para cada campo de plantação. Cada semente custa algumas moedas de pratas, de início apenas as sementes de frutas e legumes estarão disponíveis, as demais ficam disponíveis com mais reputação com os Lavradores.

- O segundo passo é voltar até a sua fazenda e Arar cada campo dela. Você começa com quatro campos mas pode aumentá-la para até 16 campos.
- Com a terra arada, basta pegar o alvo do campo e usar a semente. Raramente a semente pode se desenvolver instantaneamente na planta, permitindo que você colha sem precisar esperar.

- O quarto passo é tratar de sua muda. Após plantar, algo vai acontecer com ela, ela pode se infestar, ficar ressecada, presa ou várias outras ações, para resolver basta usar o meio necessário clicando na planta… e isso pode significar ter que batalhar!

- O quinto passo é recolher sua planta após ter crescido por completo, o que acontece à meia noite do horário do servidor. Pronto! Você já está pronto para plantar de novo!
A cada planta colhida você ganhará 50 pontos de reputação com os Lavradores, se estiver no nível 90. Cada colhida também dá 5 peças do vegetal colhido. Algumas vezes os vegetais podem crescer mais do que o normal e render três vegetais a mais.


Quando estiver colhendo você também pode coletar sementes da planta colhida e itens raros que podem ser usados como presente para os personagens de reputação individual. Além disso, você tem uma chance bem pequena de encontrar uma [Semente Sinistra] que gera um [Nabo Terrível].

Você ainda pode pagar 25 peças de ouro ao Be Bum para ele te dizer qual planta irá render no próximo dia. A planta que rende gera 2 frutos a mais quando coletados. Note que a planta cresce meia noite e o Be Bum só reinicia sua indicação às 4 da manhã. Ou seja, se você perguntar entre esses dois horários, ele ainda estará dando a indicação do dia anterior.

FERRAMENTAS
Três ferramentas serão muito úteis no seu dia a dia com a fazenda. Elas podem ser pegas na frente da sua casa e interagem com sua plantação. São elas:

- O pulverizador pode ser usado nas plantações que estejam infestadas para matar os insetos dela.

- A pá dentada serve para você remover mudas já plantadas. O solo fica limpo, mas a semente se perde.

 - O regador serve para você aguar as plantas que estejam ressecadas.


Ampliando a Fazenda
Há três maneiras de você ampliar e melhorar sua fazenda:

- Através das missões dos Lavradores, que consiste em convencer vários membros dos Lavradores. Ao fazer isso novos campos de plantação serão adicionados à sua fazenda. As missões vão sendo liberadas de acordo com a sua reputação com os Lavradores.

- Através de máquinas compradas com Gina Garra de Barro, que vende três máquinas: [Sistema de Irrigação "Princesa Jinyu"][Repelente "Rei Trovão"] e [Arado "Arranca-Terra" Dominator Plus]. Eles são liberados de acordo com o término das missões especiais com os Lavradores.

- Através da Reputação Individual, já que vários personagens ao se tornarem Grande Amigo com você (o nível máximo da reputação individual), te darão alguns itens e objetos para adicionar à fazenda, incluindo animais (que infelizmente só servem de decoração)!


O CACHORRO PERDIDO
Nas estradas entre as plantações das fazendas no Coração da Terra, você pode encontrar um Cachorro Perdido que te dará a missão Perdido e Solitário. Ao completar a missão, o cachorrinho sarnento irá correr para a sua fazenda e ficará lá.

Ainda não há detalhes de quando e do que é necessário fazer para que esse cachorro apareça. Um dos requisitos é ser nível 90, já que para fazer a missão você precisa de uma montaria voadora.

Os Amigos
Como dito anteriormente, alguns fazendeiros possuem reputação exclusiva. Você poderá identificar eles ao ver na janela de conversa uma barra no topo dela, como se fosse uma barra de experiência. Essa reputação vai de 0 a 42.999 e se divide em cinco ranques de 8400 pontos cada.
Cada fazendeiro fica ou no Mercado ou em sua própria fazenda. Você pode pedir a Gina Garra de Barro para mostrar onde fica cada um, ou pode conferir o local de cada um deles no mapa abaixo:


Para ganhar reputação com eles você pode completar as missões diárias e missões especiais que eles dão ou através de saques raros que iniciam missões para fazer com eles.

Cada amigo possui uma comida favorita, quando você tiver a comida favorita em seu inventário, o personagem que gosta daquela comida te dará uma missão diária onde basta você entrega a comida em questão. Você só pode fazer isso uma vez por dia.

E finalmente você pode encontrar enterrado no meio das fazendas itens raros que podem ser dados aos amigos. São 5 itens raros que ficam enterrados e cada amigo tem uma preferência entre eles. Ao entregar o item preferido do amigo, você ganha 990 de reputação, ao entrega qualquer um dos outros, ganha 540 de reputação.

Abaixo você confere uma tabela com cada amigo e sua refeição e item raro preferido:

AmigoComidaItem
Tchi Tchi[Fritada do Vale][Pena Azul]
Ella[Bolinho de Camarão][Gato de Jade]
Fazendeiro Fung[Assado de Ave Selvagem][Lírio-do-pântano]
Peixe Cana Alta[Travessa de Dois Peixes][Gato de Jade]
Gina Garra de Barro[Sopa Névoa Rodopiante][Lírio-do-pântano]
Haohan Garra de Barro[Bife de Tigre na Brasa][Estilhaço de Rubi]
Be Bum[Cenouras Salteadas][Linda Maçã]
Velho Pata do Monte[Tartaruga na Brasa][Pena Azul]
Sho[Peixe das Flores Eternas][Linda Maçã]
Tina Garra de Barro[Salmão Espírito de Fogo][Estilhaço de Rubi]



RECOMPENSAS
Cada amigo te dará uma recompensa quando você chegar ao nível máximo de reputação. Confira:

AmigoRecompensa
Tchi TchiColoca 4 carneiros na sua fazenda.
EllaColoca um gato na sua fazenda.
Fazendeiro FungColoca um Iaque de carga na sua fazenda.
Peixe Cana AltaColoca 3 porcos na sua fazenda.
Gina Garra de BarroColoca uma caixa de correios na sua fazenda.
Haohan Garra de BarroColoca a Fifi na sua fazenda, uma Mushan.
Be BumNão te cobra mais para fazer previsões de plantação.
Velho Pata do MonteColoca galinhas na sua fazenda.
ShoColoca uma laranjeira (que não dá frutos) na sua fazenda.
Tina Garra de BarroColoca móveis dentro da casa de sua fazenda.


Além disso, ao se tornar Exaltado com os Lavradores, você poderá falar com um dos seus melhores amigos para ficar na sua fazenda. Eles ficarão lá por um dia e depois voltarão para seu local de origem.

Então, é isso :D

Ótimo guia \o/

Créditos: PortalWoW (site fora do ar, apartir de 26/08/2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário